quinta-feira, 31 de março de 2011

Micro-ônibus invade loja na Cidade Nova

Um micro-ônibus desgovernado invadiu a garagem de uma loja, localizada na SN 17, na Cidade Nova, em Belém, na manhã desta quarta-feira. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Segundo o diretor de fiscalização do Departamento de Transporte e Trânsito de Ananindeua (Demutran), Guilherme Azevedo, o acidente aconteceu por volta das 7h30m. O veículo teria tido problemas mecânicos.
- Houve um vazamento no freio e, para não bater em outro veículo, pois já havia passageiros, o motorista desviou, subiu na calçada e acabou invadindo a loja - informou.
O veículo já foi retirado do local.



Polícia de SP prende homem que aliciava travestis no Pará

A polícia de São Paulo prendeu um suspeito de aliciar travestis no Pará, trazê-los para São Paulo e explorá-los sexualmente. O esquema de tráfico sexual foi descoberto no último dia 2 de fevereiro. Pelo menos 85 travestis, sendo seis menores, foram trazidos de Belém. O suspeito, segundo a secretaria de Segurança Pública, também é acusado de ter assassinado dois travestis. E.D.W.C foi foi preso em São Vicente, litoral do estado, na casa da avó.
Em uma pensão no bairro do Cambuci, na região central de São Paulo, foram encontrados 25 rapazes, em fevereiro. Outros 50 foram localizados em uma casa na Avenida Cruzeiro do Sul, na Zona Norte da cidade. O restante do grupo estava numa pensão, na rua Iguaçu. Além do Pará, também foram encontradas vítimas de Alagoas, Amapá, Ceará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo. Mas, segundo a polícia, a maioria vinha de Belém do Pará.
O esquema foi descoberto depois da denúncia de uma família de Belém, que prestou queixa do desaparecimento de um adolescente de 15 anos. O mais novo do grupo tinha apenas 14 anos. Os pais suspeitavam que ele estivesse em São Paulo. O adolescente foi localizado.
De acordo com as investigações, a mulher aliciava os jovens para a prostituição e o marido dela ficava com parte do dinheiro obtido nos programas.
- Eles são instalados nestas casas, com mínimas condições de saúde e higiene, locais péssimos para habitação, e passam parte do valor para aliciadores - diz o delegado Joaquim Dias Alves, responsável pela operação realizada nesta quarta-feira.
No interior do imóvel foram apreendidas anotações de contabilidade sobre os serviços prestados.
Ele deverá responder por tráfico de pessoas, corrupção de menores e tráfico de drogas, pois foi achada na pensão maconha que era fornecida para consumo dos travestis.
Os jovens - a maioria entre 18 e 23 anos - foram levados ao Conselho Tutelar e encaminhados ao estado de origem.
quarta-feira, 30 de março de 2011

Municípios paraenses firmam acordo para reduzir desmatamento no Estado

Quatro municípios paraenses do entorno da Rodovia Transamazônica firmam nesta terça-feira protocolo de intenções para criar um consórcio e tentar estimular uma economia de base sustentável na região, um dos focos de desmatamento no estado. A iniciativa vai reunir as prefeituras de Anapu, Senador Porfírio, Brasil Novo e Altamira, as duas últimas incluídas na lista de municípios que mais desmataram a Amazônia.

Os governos municipais querem criar um novo modelo de desenvolvimento para a economia da região, que já passou pela exploração predatória de madeira e hoje é baseada na agricultura de baixa produtividade. Para substituir o atual modelo, os municípios buscarão recursos para investimentos em atividades como o manejo florestal, a redução do uso de fogo para abrir novas áreas e o reaproveitamento de pastagens degradadas.

O assistente do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Galdino Xavier, acredita que a formação de um consórcio pode fortalecer as gestões municipais, que sozinhas não têm infraestrutura nem recursos para viabilizar a mudança para uma trajetória mais sustentável. “O consórcio poderá ser um captador de recursos do governo e de organismos internacionais que trabalham com projetos para diminuir a pressão sobre as florestas”.

Além disso, segundo Xavier, a região é homogênea e os municípios têm desafios semelhantes para conter o desmatamento, o que aumenta a viabilidade de projetos em conjunto. “A intenção do consórcio é essa, fortalecer os projetos. Temos visto que algumas regiões do Brasil resolveram ou amenizaram problemas de caráter socioambiental por meio da formação de consórcios públicos”, compara.

Os quatro municípios do consórcio também estão na lista das cidades que assinaram acordo com o Ministério Público Federal no Pará para tentar zerar o desmamento ilegal no estado. Na última semana, 75 municípios se comprometeram a combater o desmatamento em troca de facilidades e da ampliação de prazo para a regularização ambiental dos produtores rurais.

O acordo do MPF também inclui cerca de 80 empresas – entre elas grandes frigoríficos –  que passarão a negociar exclusivamente com produtores rurais das cidades que assinaram o pacto ou que estiverem em algum estágio de regularização ambiental.

Nasa detecta impactos da seca na Amazônia

Novo estudo patrocinado pela agência espacial americana revelou a redução do verde nas florestas da Bacia Amazônica provocada pela seca recorde de 2010.
"Os níveis de verde da vegetação amazônica diminuíram drasticamente em uma área mais de três e meia vezes o tamanho do Texas e não voltou a níveis normais, mesmo após o fim da seca no final de outubro 2010 , disse Xu Liang, autor do estudo da Universidade de Boston.
A sensibilidade à seca da floresta Amazônica é um assunto que vem sendo muito estudado. Isto porque, de acordo com modelos de computador, caso ocorra aumento das temperaturas e os padrões de chuva se alterem pode ocorrer a substituição das florestas úmidas por savanas ou cerrados e acelerando o aquecimento global - o carbono armazenado na madeira podre de arvores tombadas seria liberado para a atmosfera.
O estudo foi elaborado por uma equipe internacional de cientistas que usam mais de uma década de dados de satélite MODIS e TRMM da NASA.  A análise destes dados produziu mapas detalhados mostrando declínios de áreas de vegetação por causa da seca de 2010. O estudo foi aceito para publicação na revista científica Geophysical Research Letters.
Os mapas mostram que a seca de 2010 reduziu o verde de aproximadamente 2,5 milhões de km2 de vegetação na Amazônia - mais de quatro vezes a área afetada pela seca de 2005.
O rigor da seca de 2010 também pode ser conferido nos registros do nível de água nos rios em toda a bacia amazônica. Os níveis de água começaram a cair em agosto de 2010, atingindo recorde de baixa no final de outubro. As águas só começaram a subir com a chegada das chuvas mais tarde no inverno.

'Moderna Para Sempre' traz exemplos da fotografia modernista a Belém

Depois de passar por Belo Horizonte e Porto Alegre, exposição que traz importantes nomes da fotografia modernista chega a Belém. Moderna Para Sempre é uma seleção de imagens que pertencem ao acervo da Coleção Itaú. Obras de José Oiticica Filho, Marcel Giro, German Lorca, Thomaz Farkas, Geraldo de Barros e José Yalenti compõem a mostra.
São 87 imagens expostas no Museu Histórico do Pará. Os trabalhos remontam a um período entre os anos 40 e 70 e ao nascimento dos fotoclubes. O surgimento do Foto Cine Clube Bandeirante, fundado em 1939, foi o início desse movimento que consagrou tais artistas.
A exposição é uma das oportunidades para conferir o trabalho de Thomaz Farkas, que faleceu na última sexta-feira (25), aos 86 anos. Em São Paulo, está em cartaz uma mostra que acompanha os diferentes momentos da carreira do artista. Ele ajudou a trazer para a fotografia brasileira as tendências da modernidade.
Serviço
Moderna Para Sempre - Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú
De 25 de março a 15 de maio
Museu Histórico do Estado do Pará
Praça D. Pedro II, s/n - Cidade Velha - Belém
De terça a sábado de 10h às 18h; domingos e feriados de 10h às 16h
Ingressos: RS 2,00 (entrada franca às terças)

Adolescentes acusados de consumir drogas em escola são apreendidos

Quatro adolescentes foram detidos, nesta quarta-feira (29), suspeitos de consumir e traficar maconha dentro de uma escola pública, em Belém. Eles foram levados pela polícia, junto com os responsáveis, para Delegacia de Atendimento do Adolescente.

A direção do estabelecimento acionou a Ronda Escolar da Guarda Municipal por causa do cheiro de maconha no local.

Os guardas flagraram três alunos da 5ª série fumando um cigarro da droga dentro do colégio. Os estudantes disseram que a maconha foi comprada de outro garoto na própria escola. Com o colega dos estudantes, os guardas encontraram 10 porções de maconha e dinheiro, que seria produto do tráfico.
Os responsáveis pelos adolescentes foram chamados à direção da escola e acompanharam os jovens até a delegacia, onde prestaram depoimento. Todos já foram liberados.

Ibama multa prefeito e prefeitura

O Ibama do Pará multou a prefeitura e o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), pela existência de um lixão a céu aberto sem licença ambiental e sem tratamento dos resíduos sólidos. Costa fica sujeito à multa de R$ 4.000 por dia após ser notificado. Para a prefeitura, o valor é de R$ 40 mil diários, até que apresente um projeto concreto para adequar a área. Hoje, segundo o Ibama, o aterro do Aurá recebe diariamente cerca de 2.000 toneladas de lixo originado em Belém e outras cinco cidades. Localizado próximo ao município de Ananindeua, atrai urubus e catadores de lixo.

Paysandu pega o Bahia pela Copa do Brasil

A segunda fase da Copa do Brasil reserva para esta quarta-feira o confronto entre tradicionais equipes do norte-nordeste. Único representante do estado que segue na competição nacional, o Bahia joga no estádio do Mangueirão, em Belém, contra a boa equipe do Paysandu, campeã do primeiro turno paraenense e que tentará quebrar a sequência invicta tricolor de 10 jogos.

O técnico Vágner Benazzi deixou Salvador na última terça-feira na dúvida entre a experiência de Souza e a boa fase de Rafael. A decisão, garante Bezazzi, será tomada pouco antes da partida.

- Eu não decidi nada ainda. Sei que Rafael está indo bem no Baianão, mas vou conversar com eles – disse o técnico. A outra opção do técnico é sacar Robert do time e começar com dois centroavantes.
Ainda em Salvador, Benazzi pediu cautela ao elenco no que diz respeito ao meia atacante do Paysandu Rafael Oliveira. E não é à toa. Com 17 gols marcados neste ano, o craque do Papão ajudou o time a conquistar o primeiro turno do Campeonato Paraense e é o maior artilheiro do Brasil em 2011.

As recomendações não foram restritas ao tricolor. O Paysandu treinou na terça-feira em clima de pressão. O treino começou às 10h da manhã, durou 45 minutos e não pode ser filmado pela imprensa – uma estratégia do treinador, Sérgio Cosme. O técnico fez várias paradas e exigiu muito dos jogadores, principalmente do setor defensivo. (GE)
domingo, 27 de março de 2011

Populares se revoltam contra absolvição de prefeito e depredam prédios públicos em Curralinho

A absolvição de um prefeito suspeito de corrupção pelos vereadores motivou um protesto violento na cidade de Curralinho, no interior do Pará, na manhã desta última sexta-feira. Revoltados com a decisão da Câmara de Vereadores de não abrir um processo de cassação contra Miguel Pedro Pureza Santa Maria (PSDB), os moradores que presenciaram a sessão depredaram as sedes do legislativo e da Prefeitura, além dos prédios das secretarias de Saúde e Educação. Objetos foram amontoados e queimados no meio da rua.

A cidade tem uma força de quatro policiais militares e dois civis. Agentes de regiões vizinhas foram acionados para conter a revolta da população. Ninguém foi preso. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar os responsáveis pelo vandalismo.

Miguel Pedro foi acusado de não comprovar o uso de R$ 9,7 milhões em recursos repassados pelo Governo Federal em um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU), além de fraude em processos de licitação.
A Câmara de Vereadores tem nove parlamentares. Três votaram contra a cassação do prefeito, dois a favor e outros dois se abstiveram. O vereador que deu entrada no processo, não pode votar e o presidente da Casa só votaria em caso de empate. Até o começo da tarde deste sábado, não foram registrados incidentes.

Possível 'Boca de Fumo' é fechada em São Braz

Durante a realização da Operação Hypnos, policiais militares fecharam a pousada Belém Brasília, localizada na Avenida Cipriano Santos, no bairro de Sã Brás, em Belém.

Segundo o capitão Prata, que comanda a operação na noite desta sexta-feira (25) pela Polícia Militar, havia indícios de que pessoas estariam no local para consumir drogas. 'Nós encontramos várias baganas no local. Além disso, a licença de funcionamento da pousada está vencida, o que impede que ela funcione', explica.

O estabelecimento foi fechado durante a noite e todas as pessoas hospedadas na pousada tiveram que deixar o local.

A operação Hypnos faz parte da 'Operação Pela Vida', iniciada em janeiro deste ano e fiscaliza casas noturnas, bares, boates e similares de Belém.

Conselho de transporte aprova serviço de mototaxi em Belém

O Conselho de Transportes do Município de Belém, aprovou nesta quinta-feira (24), o regulamento do serviço de mototáxi. No encontro estiveram presentes 12 conselheiros, que discutiram e aprovaram 62 artigos contidos no regulamento do serviço.

O documento determina que o serviço de mototáxi em Belém, deve ser prestado com uma frota operacional de no máximo duas mil motos, com autorização individual determinada pela CTBel para o proprietário deste veículo.

Os candidatos devem apresentar para a CTBel todos os documentos solicitados.

Segundo a presidente do Conselho e superintendente da CTBel, Ellen Margareth, as questões mais polêmicas do regulamento foram dois pontos: o registro do mototaxista e a proibição de circulação deste serviço na área central de Belém. Entretanto, ao ser votado o artigo que trata do registro foi aprovado por nove votos a favor, duas abstenções e dois votos contrários. O registro é de responsabilidade da CTBel e deverá ser realizado pelo interessado sem a indicação de qualquer entidade de classe, ou seja, o registro é individual.

Quanto ao segundo item, ficou proibida a circulação ou permissão deste serviço na área central da cidade. Posteriormente será apresentado pela CTBel a descrição desta área. Margareth destaca que o serviço de mototáxi, deve ser visto como um serviço auxiliar ao do transporte coletivo, e deve atender principalmente as áreas mais carente de transportes. Atualmente, a área central já se encontra saturada pela quantidade de veículos e transporte coletivo que circulam.

O regulamento aprovado pelo conselho será encaminhado para o setor jurídico da CTBel, que vai preparar uma resolução para ser discutida e aprovada no Conselho Deliberativo e após este procedimento encaminhado ao prefeito para que seja homologado.

Mulher forja sequestro da filha para se vingar do ex

Clique para ampliar
Policiais da DRCO (Divisão de Repressão ao Crime Organizado) prenderam, na madrugada deste sábado, no município de Santa Izabel do Pará, oito pessoas acusadas de sequestro. Segundo a polícia, uma delas, Bruna Cristina Abreu, de 26 anos, teria simulado o sequestro da própria filha de apenas 2 anos. De acordo com a polícia, Bruna queria se vingar do ex-marido após a separação do casal.
O suposto sequestro foi comunicado à polícia pelo pai da criança, Valderi Gomes Castro Jr. A polícia monitorou as ligações feitas pelos supostos sequestradores e descobriu todo o esquema com a ajuda da Assessoria de Segurança Institucional (ASI) da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe).
Bruna teria feito os primeiros contatos com a família da criança em uma financeira que pertence à família do pai da vítima. Outras duas mulheres que faziam parte do bando articulavam o contato com Bruna, segundo a polícia. Elas ainda eram responsáveis pelo abrigo de mãe e filha no município de Bragança, no nordeste do Pará.
Bruna foi presa em Americano, quando voltava para Belém. As outras sete pessoas acusadas de envolvimento no esquema foram levadas para a DRCO, entre elas uma adolescente de 16 anos.
sexta-feira, 25 de março de 2011

Giro: Belém tem mais de 800 pontos de lava a jato

quinta-feira, 24 de março de 2011

Adolescente atropela quatro pessoas no Jurunas

Um adolescente que dirigia uma van sem carteira de habilitação atropelou quatro pessoas no bairro do Jurunas. Duas vítimas são crianças com menos de sete anos, cada. Elas sofreram escoriações, receberam atendimento médico e foram liberadas. O adolescente foi apreendido. O caso aconteceu na tarde da quarta-feira (23).

Conforme informou o escrivão Flávio Trindade, da Delegacia de Atendimento ao Adolescente, o jovem trabalhava como cobrador da van.

Após conseguir a chave do veículo o adolescente rodou pela Avenida Bernardo Sayão, até que atropelou quatro pessoas que estavam na rua, sendo duas delas crianças com menos de sete anos cada.

O adolescente foi apreendido e encaminhado para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (DATA), onde registrou-se ato infracional conforme lei do código de trânsito, pelas infrações de dirigir sem habilitação e por provocar lesão corporal na direção de veículo.

O jovem participa de uma audiência com o promotor de justiça dos direitos da infância e adolescência, na sede da DATA, na manhã de hoje, quando será definido seu destino, que pode ser o encaminhamento para unidade de internação para cumprimento de medida administrativa ou ser entregue aos pais, como medida de proteção.

Mosqueiro: Criança se perde na mata com cães e jacarés.

Uma menina de 3 anos se perdeu na mata próximo a sua casa, no distrito de Mosqueiro, em Belém, enquanto brincava e ficou cerca de 20 horas desaparecida. Segundo o delegado responsável pela área, Armando Mourão, ela foi "guiada pela mão de Deus". "Ela estava perdida e passou por uma fazenda com 20 cães de guarda, atravessou igarapés com piranhas e jacarés, mas não sofreu nenhum ferimento grave, graças ao trabalho incansável do Corpo de Bombeiros para encontrá-la o mais breve", disse.

A criança desapareceu por volta das 16h30 da quarta-feira e foi resgatada às 10h30 de hoje. Ela estava bem, apenas com sintomas de desidratação e algumas escoriações causadas por galhos. A menina foi levada a um hospital municipal para ficar em observação.

Segundo vizinhos contaram à polícia, a mãe da garota e de outras duas crianças, de 6 anos e 1 ano e 6 meses, costumava deixá-las sozinhas em casa. A mulher de 24 anos foi autuada em flagrante por abandono de incapaz e encaminhada para o Centro de Recuperação Feminino.

O menino de 6 anos, de um relacionamento anterior, deverá ficar provisoriamente sob os cuidados da família do pai. As outras crianças também ficarão com seu pai, que é o companheiro da mulher. De acordo com o delegado, ele não sabia da negligência, pois estaria no trabalho nos momentos de abandono.
terça-feira, 22 de março de 2011

Pontos de 'Lava a Jato' clandestinos consomem metade da água de Belém

O número de pontos de lava a jato que utilizam água tratada de forma irregular na Região Metropolitana de Belém (RMB) dobrou em menos de um ano. No último levantamento feito em 2010 pela Companhia de Saneamento do Pará, eram 400 estabelecimentos; neste ano, já são cerca de 800.

Esse avanço preocupa a Cosanpa, já que 48% de toda a água produzida, quase a metade, são perdidos no caminho entre os reservatórios e as residências devido aos vazamentos e às ligações clandestinas. "O lava a jato é um dos principais vilões desse desperdício", diz o diretor de mercado da companhia, Fernando Costa Martins.

Ele explica que os proprietários não podem ser tratados como clientes porque a Lei estadual 6.929, de 12 de dezembro de 2006, prevê que postos de combustíveis e empresas de lavagem de carro só podem utilizar água de poço artesiano. "O problema é que eles não têm interesse em se regularizar e acabam encontrando uma maneira mais fácil para realizar a atividade", ressalta o diretor.

O desperdício não é o único problema causado pela irregularidade. Segundo Martins, os desvios e ligações mal feitos também provocam contaminação. "Quando eles fazem essa ligação clandestina, a água tratada se mistura com as impurezas da rua. Ou seja, a rede de distribuição fica contaminada e essa mesma água com qualidade inferior chega à casa do consumidor que mora próximo e que paga suas contas direitinho. Todos ficam prejudicados", resume.

Flagrantes

Nas ruas da capital paraense não é difícil encontrar cenas que comprovam os dados da companhia. Em uma volta pelo bairro do Marco, foram encontrados pelo menos cinco estabelecimentos que utilizam água clandestina para a lavagem de carros. Em um deles, na Travessa Timbó, é possível ver a ligação feita diretamente na tubulação da Cosanpa. "Uma mangueira jorrando água por 20 minutos representa 400 litros de água tratada jogada fora", exemplifica o diretor da Cosanpa.

Dados da Companhia mostram que somente no bairro do Marco são mais de 10 estabelecimentos desse tipo. No ano passado, várias ações da Cosanpa, em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), foram realizadas na tentativa de combater tanto desperdício, mas o trabalho foi em vão. Os pontos fechados pela fiscalização voltaram a funcionar no dia seguinte. "Temos muita dificuldade em combater essas atividades porque sabemos que isso envolve um grande número de trabalhadores. Mesmo assim, estamos estudando meios para encontrar soluções que favoreçam todos os envolvidos", enfatiza o diretor.

O problema também está em casa

Em todo o país, o desperdício de água chega a 70%, mas é nas residências que a situação se agrava. Segundo a Agência Nacional das Águas (ANA), 78% do consumo de uma residência são gastos no banheiro. Uma torneira pingando permanentemente, por exemplo, desperdiça 46 litros de água por dia.
Canos furados e vazamentos em descarga de vasos sanitários também representam grande prejuízo para o bolso do consumidor. Cada segundo que uma pessoa permanece com o dedo na descarga equivale a dois litros de água desperdiçados. No banho, cinco minutos a mais com o chuveiro ligado representam mais 50 litros de consumo. "As pessoas precisam ter consciência de que a água é um bem finito e um dia ela vai ficar escassa. Nem mesmo nós, que moramos na Amazônia, estamos livres desta ameaça", finaliza Martins.
Para minimizar o problema, a empresa está ampliando a instalação de hidrômetros nos domicílios. "Com o hidrômetro, o cliente passará a pagar o valor real do consumo. Ele poderá ter controle e acompanhar o quanto de água está usando", explicou o presidente da Cosanpa, Antônio Braga. A meta é que 100% dos clientes atendidos pela companhia tenham hidrômetro. Hoje, apenas 46% das residências em Belém contam com essa ferramenta.

A Cosanpa, com o apoio do Governo do Estado, aposta na educação sanitária e ambiental como instrumentos de transformação. Por isso, trabalha com projetos e campanhas permanentes com objetivo de conscientizar o consumidor. Desde 2008, a Cosanpa leva o projeto Saneamento e Cidadania para escolas públicas e privadas do Pará. Cerca de 10 mil pessoas já participaram. Nesta gestão, essa iniciativa será ampliada. "Quem sobrevive sem água? Ninguém. Por isso tentamos levar essa situação para a população. Queremos mostrar que chega de esbanjar e gastar sem a menor preocupação", diz Lene Ursen, socióloga e coordenadora do projeto.

Conheça o caminho das águas

O Sistema que abastece Belém é complexo e custa caro. O processo começa no Rio Guamá, onde a Cosanpa mantém uma estação reservatória de água bruta à margem direita. A captação é feita por meio de adutoras. De lá, a água é levada para o manancial do Utinga, de onde é transferida para três Estações de Tratamento de Água (ETA).

A mais antiga é a ETA São Brás, que produz 1.200 litros por segundo. Ao lado do Bosque Rodrigues Alves fica a ETA 5º setor, produzindo 800 litros por segundo. A maior delas é a ETA Bolonha, localizada numa área gigantesca de 50 mil metros quadrados. Sua capacidade está sendo duplicada e vai passar de 3.200 litros para 6.400 litros por segundo. Ao todo, serão 8.400 litros de água tratada por segundo.

Depois de tratada nas ETAs e pronta para o consumo, a água segue por adutoras menores para nove setores operacionais, localizados em diferentes áreas de Belém. Nesses pontos, estações elevatórias transportam a água das adutoras para os grandes reservatórios. Daí, através das tubulações de rua, a água é distribuída para os bairros.

Fonte: Secon
segunda-feira, 21 de março de 2011

Polícia Civil transfere presos para o Tocantins

A polícia Civil efetuou no sábado, 19, o recambiamento ( transferência de presos) dos cinco acusados confessos pela morte do taxista, Antônio Marcos Silva Santos, de Xinguara (PA) para o Tocantins. Após ter cometido o crime de latrocínio (roubo seguido de morte), próximo a Carmolândia (TO), o grupo fugiu no carro da própria vítima, para o Pará. O trabalho conjunto entre a Polícia Civil do Tocantins e a do Pará foi decisivo para a agilidade na captura do grupo.

Depois das investigações da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Tocantins, que obteve a informação de que havia na cidade de Araguaína, um clamor de populares para o linxamento dos presos quando chegassem à cidade, foi planejada uma operação para a transferência. Sob a coordenação do delegado Geral, João Pina, e do delegado da Polícia de Interior, Marcelo Falcão; executada pelo delegado da Delegacia Especializada em Investigações Criminais  (Deic) de Araguaína, Evaldo de Oliveira, pelo Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote) e pelo Serviço Aéreo da Polícia, a ação teve início na tarde do dia 19.


Para o delegado Marcelo, o serviço aéreo foi fundamental para o cumprimento da missão. “O helicóptero deu agilidade para que conseguíssimos chegar a tempo de organizar a documentação da transferência. Também pudemos evitar a soltura do menor,já que em Xinguara não há cela adequeada para menores e ele seria solto a qualquer momento. Se fizéssemos o deslocamento somente por terra, não teríamos chegado no prazo certo”, conclui.


Segundo a polícia, as preliminares das investigações revelam que há fortes indícios da participação do mesmo grupo em mais quatro crimes. As características dos atos são semelhantes e os acusados foram reconhecidos. As investigações revelaram ainda que há integrantes do grupo com mandado de prisão expedido pela Justiça de Goiás. Os crimes aconteceram naquele Estado e no Tocantins, em fevereiro e março, deste ano.


Dos cinco homens, um é menor e todos serão encaminhados para diferentes unidades prisionais do Estado com o intuito de preservar a integridade dos mesmos. O carro da vítima foi apreendido na delegacia do Pará e foi transferido para a Deic de Araguaína.


Entre os dias 17 e 19 de março, a Delegacia Geral, a Diretoria de Polícia de Interior, a Deic de Araguaína, juntamente com o Gote, com o Serviço Aéreo e com a Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, desvendaram dois crimes complexos pelo interior do Estado. No dia 18, acabaram com o seqüestro a uma menor, 12 horas depois de ter recebido a denúncia. No dia 19, transferiram do Pará para o Tocantins, os cinco acusados pelo crime de latrocínio ocorrido próximo à Carmolândia, no dia 17. Isto mostra que o trabalho conjunto entre os diversos setores da Polícia Civil tem sido decisivo para a elucidação rápida de crimes ocorridos neste Estado.

(Da Assessoria de Comunicação da SSP/TO)

Jacaré é encontrado às margens da BR

Um jacaré foi resgatado, no domingo (20), às margens da rodovia BR-316, em Ananindeua (PA). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o animal, de cerca de 75 centímetros, estava na via urbana.
O jacaré foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, sem ferimentos, e levado a uma reserva ambiental na região, onde foi solto. A suspeita é que ela tenha chegado à via urbana em busca de alimento.

Rios Guamá e Pará ficaram 3,80 metros acima do normal

Ruas de Belém ficaram alagadas neste sábado (19) com a alta dos rios Guamá e Pará. O nível dos dois rios chegou a 3,80 metros – dois metros acima do normal, segundo a Defesa Civil.
O major Augusto Lima, coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, explicou ao G1 que o nível desses dois rios sobe como se fosse uma maré. “O nível sobe por mais de cinco horas até chegar ao seu ponto máximo. Fica 15 minutos na altura máxima, que é 3,80 metros neste ano, e começa a descer de novo, por outras cinco horas. Ao chegar ao ponto mínimo, fica 15 minutos e volta a subir novamente”, diz.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, esse fenômeno ocorre normalmente no mês de março. O nível dos rios deve permanecer elevado até a próxima quarta-feira (23).
“A grande preocupação é a somatória dessa maré alta com as chuvas. Enquanto o problema é só o rio, Belém sofre com alguns pontos de alagamentos, mas quando vem a chuva, o número de áreas críticas triplica”, afirma Lima.
Segundo a Defesa Civil, a população deve evitar contato com a água dos alagamentos e não ingerir alimentos contaminados. Os moradores também são orientados a não atravessar áreas alagadas, pois podem cair em bueiros ou se ferir.

Belém é a sede do Sul-Americano absoluto de 2012

O Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos de 2012, cuja sede já estava decidida que seria no Brasil desde 2009, foi definido para a capital paraense, Belém. A ediҫāo do ano que vem será na categoria Absoluto (adulto), repetindo o que acontecera em 2002. Naquele ano, astros como Fernando Scherer, o Xuxa, e Gustavo Borges simplesmente pararam a cidade, com todas as cinco modalidades atraindo um público imenso aos locais de provas.

Na ocasiāo, a nataҫāo e os saltos ornamentais foram disputados na piscina da Adesef; o polo aquático foi na Tuna Luso, enquanto o nado sincronizado teve como sede o Clube do Remo. Já as maratonas aquáticas foram disputadas na Baía de Guajará com largada e chegada na Estaҫāo das Docas, ponto turístico da cidade.

Paysandu vence Cametá fora de casa e fica perto do título


Na primeira partida da grande final da Taça Cidade de Belém (1º turno) do Campeonato Paraense de 2011, o Paysandu venceu o Cametá pelo placar de 2 a 1, no estádio Parque do Bacurau, em Cametá-PA, e saiu na frente na disputa pelo título, já que na partida de volta, poderá perder por um gol de diferença que será campeão. O jogo de volta está marcado para a próxima quinta-feira, 24, às 20h30min, no estádio da Curuzu, em Belém.

O Paysandu mostrou seu cartão de visita, logo aos três minutos, com gol de Mendes, por cobertura, após passe de Billy, com o gol sofrido, logo de início o Cametá se perdeu em campo, mas aos poucos foi se recuperando e começou a criar chances de empatar o jogo, só que o Paysandu ampliou a vantagem, ainda na etapa inicial, aos vinte e sete minutos, novamente com ele, Mendes, em chute forte, de fora da área, que acertou o ângulo.

Em desvantagem no placar, o Cametá foi para o tudo ou nada, e conseguiu diminuir o placar, ainda na etapa inicial, com Jailson, aos quarenta e oito minutos, após passe de Robinho. Na segunda etapa, o Cametá seguiu na pressão em busca do gol de empate, mas não conseguiu, o Paysandu se segurou e saiu com a vantagem.

FutNet
quinta-feira, 10 de março de 2011

Mulheres no Cooperativismo

Num movimento progressivo, as mulheres têm participado cada vez mais do universo cooperativista. Dados a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB-PA) mostram que, num universo de 264 cooperativas e 45.566 cooperados, um terço é do sexo feminino, o que representa mais de 15 mil mulheres cooperadas. Isso demonstra a força da mulher nos 13 ramos do cooperativismo paraense.


Há 15 anos no cooperativismo, a conselheira fiscal da Cooperativa de Serviços Agroflorestais e Industriais (COOPSAI), Vera Germano, considera esse aumento da participação feminina uma grande conquista. “É uma grande vitória a mulher ocupar os espaços de decisão. Na COOPSAI, dos 126 cooperados, 49 são mulheres e 50% da diretoria e do Conselho Fiscal é composto por mulheres”, comenta.


Kátia Santos, presidente da Cooperativa dos Educadores Autônomos de Castanhal (CEAC), conta que antigamente existia uma barreira para as mulheres no cooperativismo. Elas apenas ajudavam na produção do homem dentro das empresas. “Hoje esse retrato mudou, a mulher pode ser qualificada como cooperada em todos os ramos do cooperativismo e me vejo como vitoriosa nesta batalha”.


O superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Pará (SESCOOP-PA), Manoel Teixeira, explica que houve um aumento considerável na participação da mulher no quadro social das cooperativas. “A participação da mulher, desde os cargos de presidência a outras atribuições é crescente. Um exemplo disto foi o dia Internacional do Cooperativismo de 2010, comemorado no mundo inteiro com o tema “A mulher e o cooperativismo”, relata.


Fonte: OCB - PA

Começam obras de Belo Monte

As obras de acesso à região onde será construída a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, começaram nesta segunda-feira. Os equipamentos e máquinas já estão no local para auxiliar no trabalho. De acordo com a empresa Norte Energia, responsável pelos projetos dos condicionantes ambientais de Belo Monte, esta parte da obra é referente apenas ao que foi autorizado pela licença de instalação dada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em janeiro.

A autorização foi cassada pela Justiça Federal do Pará no último dia 25, mas uma liminar do Tribunal Regional Federal da 1ª região concedida na quinta-feira passada revogou a decisão. As obras iniciadas neste começo de semana se referem à infraestrutura, como terraplanagem, acampamentos, escritórios, enfermaria e refeitório. Com inauguração prevista para 2014, a Usina de Belo Monte (cuja construção vem despertando polêmica entre ambientalistas e integrantes do Governo Federal) será a terceira maior hidrelétrica do mundo, com capacidade de potência de 11,2 mil megawatts.

* Com informações da Agência Brasil

Governo cobra dívida da Vale


O jornal Folha de S. Paulo noticiou que o governo brasileiro estaria cobrando da mineradora uma dívida de quase R$ 4 bilhões de royalties pela exploração de minério de ferro. A cobrança gerou mais um atrito na relação da empresa com o governo na semana passada, contornado após conversa por telefone entre o presidente da Vale, Roger Agnelli, e o ministro Edison Lobão (Minas e Energia). Os dois devem se encontrar nesta semana, em Brasília, para buscar um acordo sobre a cobrança dos royalties do setor -a CFEM (Compensação Financeira
pela Exploração de Recursos Minerais). Segundo a Folha apurou, o DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral), responsável pela fiscalização da cobrança de royalties, cobra uma dívida de R$ 900 milhões pela exploração de minério no Pará e cerca de R$ 3 bilhões pela mineração em Minas Gerais. A Vale não concorda com o valor e diz que sua dívida, se procedente, não passa da metade desse montante. Na semana passada, procurada, a empresa não quis se manifestar oficialmente sobre o assunto.
A notícia é negativa para empresa, não tanto pelo montante envolvido, mas pelo newsflow e pelo receio de mudanças na política
de cobranças de royalties. Os R$ 4 bilhões supostamente devidos pela Vale, representam 8,6% da geração de caixa da empresa dos últimos 12 meses e 1,4% do valor de mercado da Vale. Adicionalmente, em outros casos anteriormente a Vale conseguiu recorrer a decisões.
No dia 25 de fevereiro, por exemplo a superintendência do órgão (DNPM) no Pará abriu processo para cassar a concessão da Vale na mina de Carajás, o motivo seriam divergências na base de cálculo usada pela mineradora para recolher os royalties. O presidente da Vale Roger Agnelli recorreu ao ministro Lobão e a a direção nacional do DNPM decidiu revogar, no dia 1º deste mês, a abertura do processo diante da avaliação de que o superintendente no Pará não tinha autonomia para a iniciativa. As disputas por aumento de royalties em cima do minério brasileiro são antigas e tem estado no radar dos investidores. Entendemos que o avanço dos royalties na mineração é uma realidade mundial, com alta concretizada na Austrália e discussões em andamento no Chile.
Ainda assim, uma elevação de royalties não é algo tão eminente, e que deverá passar por uma série de discussões e aprovações políticas, o que deverá fazer com que o possível aumento de alíquota fique para 2012. Em nosso entendimento um aumento de alíquota de de 2% para 5%, teria um impacto reduzido sobre a empresa, algo em torno de 5% no Lucro da companhia em 2011.
Apesar de acreditarmos que essa notícia possa afetar o curto prazo da empresa, vemos seus fundamentos de longo prazo como intactos.
Fonte: Papo de Bolsa

Pane em Belém

Uma pane na subestação do Reduto deixa parte de dois bairros do centro da cidade sem energia elétrica, na manhã desta quinta-feira (10). 

Segundo informou a Celpa a pane ocorreu por volta do meio-dia afetando parte do bairro de Nazaré e do Reduto. Vários sinais de trânsito estão desligados também.

O problema que causou a falta de energia ainda não foi identificado, mas a Celpa informou que técnicos estão trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia. (GS)

Carnaval com mortes no Pará

Mais de cem acidentes foram registrados no feriado do Carnaval, nas rodovias federais do Pará, segundo balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal. Ao todo 67 pessoas ficaram feridas e oito morreram desde a sexta-feira (04), até a meia-noite da Quarta-feira de Cinzas (9).

O número de acidentes foi menor do que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 74 acidentes, mas o número de feridos foi bem maior, contra 44 pessoas, em 2010. Em compensação nenhuma morte foi registrada nas estradas durante o Carnaval do ano passado.

Mais detalhes sobre o balanço de acidentes serão divulgados em uma coletiva de imprensa ainda na manhã de hoje. (GS)

Bicolor negocia 'Messi'


O meia Thiago Potiguar deve mesmo trocar o Paysandu pelo futebol da Coreia do Sul. O próprio jogador e o presidente do Papão, Luís Omar Pinheiro, confirmaram, após o empate contra o Independente, na tarde desta quarta-feira, que o negócio está quase certo.

“Só falta saber onde vou jogar, mas disseram que é a Coreia mesmo. Estou feliz por algo bom para minha carreira, mas triste por deixar o Paysandu”, revelou o atleta. “Em uma escala de 0 a 10, a saída do Thiago Potiguar do Paysandu está em nove”, endossou o mandatário bicolor.
De acordo com as informações, o negócio deve ser concretizado nesta sexta-feira. O Papão cederia o jogador de 25 anos por um empréstimo por 10 meses, sendo que receberia cerca de US$ 150 mil (aproximadamente R$ 250 mil) pelo negócio.
Thiago Potiguar chegou ao Paysandu durante a Copa do Brasil de 2010, após destacar-se pelo Potiguar de Currais Novos-RN. Neste um ano no clube da Curuzu, virou ídolo da torcida e despertou a atenção de vários clubes, entre eles Sport e Atlético-PR. As boas atuações lhe renderam o apelido de “Messi do Pará”.
Para suprir a ausência de seu principal articulador, o clube paraense está perto de acertar com o meia Júnior Xuxa, destaque do Icasa-CE na última Série B e que vem atuando pelo São Bernardo, no Paulistão. Junto com ele, virá o zagueiro Leandro Camilo, também do clube do ABC paulista.

Mais dois hotéis da BHG

A Brazil Hospitality Group passa a administrar mais dois empreendimentos em Belém: Tulip Inn Batista Campos e Tulip Inn Nazaré. Com os dois hotéis, serão adicionados à rede mais 190 quartos – o primeiro com 90 apartamentos e o segundo com 100 apartamentos.

Com essas aquisições, a BHG passa a ter presença em todas as regiões brasileiras.”Nosso objetivo é consolidar o setor de hotelaria de negócios no País e, para isso, precisamos estar presentes em todas as regiões. Esses hotéis estão estrategicamente localizados. São hotéis novos que agregam mais 190 quartos à rede e fortalecem nossa posição como uma das maiores empresas do setor", disse o presidente da rede, Pieter Vader.



Fonte: PANROTAS

About Me