Blog Archive

Blog Archive

terça-feira, 12 de abril de 2011

Extração de palmito é fonte de renda em Belém

A extração do palmito é uma importante fonte de renda para agricultores familiares nas Ilhas próximas a Belém.

Na região das Ilhas, a poucos minutos da capital, as palmeiras de açaizeiros compõem o cenário natural das comunidades ribeirinhas. A área é rica em produção de açaí e extração de palmito.

Os chamados ‘palmiteiros’ se embrenham nas matas paraenses em busca das melhores palmeiras de açaí.
É do miolo da palmeira que é retirado o palmito. São várias as camadas de cascas que protegem o palmito e ele é entregue exatamente assim às fábricas para evitar contaminação. A parte mais esbranquiçada e suculenta da palmeira é a que interessa para a indústria de alimentos.

Durante o período da entressafra, cerca de seis meses, os ribeirinhos se preocupam com a preservação da floresta. Só as árvores mais velhas com no mínimo sete centímetros de diâmetro podem ser derrubadas, desde que a palmeira esteja na fase adulta após a 1ª frutificação. Seguindo estas regras, o ribeirinho contribui para a regeneração natural da fauna e da flora com a queda de sementes na selva.

Na indústria, o produto é triturado ou cortado para ser embalado em frascos de vidro. Vários testes são realizados para eliminar impurezas e garantir a qualidade do alimento.
A palmeira do açaí é considerada uma das melhores fontes de palmito no Brasil e por se reproduzir rapidamente, em touceiras, sofre risco menor de extinção.

Fonte: G1

0 comentários:

About Me