Blog Archive

Blog Archive

domingo, 17 de abril de 2011

Laudo aponta erro em prédio que desabou em Belém




Técnicos apontam que dois pilares centrais tinham ferros com espessura menor do que a necessária para que fossem resistentes. Os pilares ficavam próximos ao fosso do elevador, no térreo.

Os ferros que passam dentro dos pilares deveriam ter diâmetro de pelo menos 5 mm, mas tinham 4,2. Isso comprometeu a resistência, ainda de acordo com a equipe.

O documento foi elaborado pelo Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, ligado à Secretaria de Segurança Pública do Pará, e será usado no inquérito aberto pela Polícia Civil.

O laudo aponta a causa do desabamento, mas não apresenta um culpado. O engenheiro responsável pelo cálculo estrutural, Raimundo Lobato, deverá prestar depoimento na próxima semana, segundo a polícia.

O prédio tinha 34 andares e 60 apartamentos, e a construção seria finalizada em dezembro deste ano. De acordo com a perícia, a altura do prédio exigia que a construtora Real Engenharia tivesse um conselho consultivo para avaliar o projeto.

A reportagem ainda não conseguiu localizar representantes da construtora.

O centro de perícias não viu problemas no cálculo das forças horizontais, como apontou há um mês um laudo desenvolvido pela Faculdade de Engenharia Civil da UFPA (Universidade Federal do Pará).

0 comentários:

About Me